BIOF
Biodiversity is our future
Erasmus+ BIOF, Uma Semana de Intercâmbio Cultural e Científico
Durante os dias 13 a 17 de maio, o Agrupamento de Escolas de Albufeira teve a honra de receber os parceiros do projeto Easmus+ subordinado ao tema: BIOF – Biodiversidade é o nosso futuro. Os professores visitantes eram provenientes da França (Guiana Francesa), Macedónia do Norte, Estónia e Espanha (Tenerife).
A semana iniciou-se com uma palestra inspiradora, ministrada pela Dra. Zélia Velez da Universidade do Algarve, que abordou as alterações climáticas e a sua impactante relação com a biodiversidade marinha. Houve ainda tempo para uma calorosa recepção por parte de alguns alunos (11ºG e 12ºA) que conduziram os visitantes numa visita guiada pela escola sede.
O empenho em receber os visitantes de forma especial continuou na Praia Maria Luísa, onde foram surpreendidos com um deslumbrante desenho de boas-vindas na areia, cortesia do talentoso artista Vitor Raposo. O evento contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Albufeira, Cláudia Guedelha, da presidente da Junta de freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Indaleta Cabrita e da chefe da divisão da educação da câmara municipal, Manuela Lima.
Durante a tarde, foi tempo de explorar, com entusiasmo, a cidade de Albufeira jogando um jogo que utilizava o método STEAM concebido pela colega Maria José Leote.
O dia 14 de manhã foi dedicado à apresentação dos resultados das análises SWOT realizada pela colega Heli Illipe (da Estónia) e a partir desses resultados foram criadas, por cada país, 4 estratégias de implementação de melhoria. Este workshop foi liderado pelos coordenadores do projeto Astrid Labaye e Lucas Bonnie (Guiana francesa) que no final reforçaram a ideia de cada país aplicar, com as devidas adaptações, as 9 lições STEAM concebidas neste projeto.
Seguiu-se a visita ao Jardim de Infância e à Escola E.B.1 de Vale Pedras, o que foi do particular agrado das colegas das escolas de Espanha e da Macedónia do Norte que também lecionam este nível de ensino.
De tarde, houve a oportunidade de desfrutar da natureza, na Lagoa dos Salgados, com uma aula prática de observação de aves, proporcionada pelo biólogo André Pinheiro, da Associação Almargem que simpáticamente dinamizou esta atividade em que ainda houve tempo para fazer o registo gráfico de algumas plantas.
O dia 15 iniciou-se com uma visita de barco à costa Algarvia, onde foi possível admirar a biodiversidade marinha, incluindo a emocionante presença de golfinhos. A tarde foi dedicada à exploração do Centro de Ciência Viva de Faro onde os professores participaram nas atividades aí dinamizadas, sendo de destacar o contacto direto com algumas das espécies que compõem o rico ecossistema da Ria Formosa.
No dia seguinte foi possível conhecer outra realidade da biodiversidade do Algarve, a serra de Monchique, onde foram guiados por técnicos associados ao Projecto Life Relict, onde foi efetuada uma visita pela rota das adelfeiras, que nesta altura do ano estavam floridas. Na parte da tarde visitaram a histórica cidade de Lagos.
No último dia, realizou-se na EBSA, um Workshop de produtos de cosmética natural, onde os alunos (12ºC e D) tiveram a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos de Química, numa aula STEAM, sob orientação da professora Anabela Gamboa. Esta atividade culminou com a criação de embalagens para os produtos desenvolvidos, com a colaboração da professora Cláudia Marinho.
No jantar festivo de encerramento desta proveitosa semana, houve lugar para a entrega de certificados e para a passagem de testemunho à Macedónia do Norte, onde será o próximo encontro, já marcado para outubro.
Agradecemos a todos os parceiros pela sua participação e esperamos ansiosamente o próximo capítulo desta jornada internacional de aprendizagem e intercâmbio cultural.
Gostaríamos também de agradecer a todos os que contribuíram para que a receção aos colegas do Projeto Biof se tivesse tornado memorável. Fica um agradecimento especial aos formadores e alunos dos cursos profissionais de Cozinha-Pastelaria e Restaurante- Bar que, ao longo da semana, serviram fantásticos “coffee breaks” e almoços que fizeram as delícias de todos os presentes.