As atividades lúdicas como os jogos, as brincadeiras, os contos e todo um mundo de “faz de conta” está intimamente ligado ao universo da infância.
A fase da infância e o seu desenvolvimento são um marco fulcral que contribui para a construção do conhecimento e da identidade do sujeito.
As atividades lúdicas motivam e desenvolvem na criança habilidades como a atenção, a memória, a imaginação, a aprendizagem e a interiorização de regras e saber qual o seu papel na sociedade.
Foi no âmbito das atividades lúdicas e no reconhecimento das características de cada grupo etário e sua adequação aos materiais educativos incluindo as necessidades educativas, que a professora Ana Catarina Bravo (do grupo 410- Filosofia) na qualidade de docente da disciplina de Técnica Pedagógica de Intervenção Educativa convidou o psicólogo do Agrupamento de Escolas de Albufeira, Dr. António Inácio, a professora Ascensão Calado do Ensino Especial e a Educadora Célia Sampaio do Jardim de Infância Vale Pedras.
Também foram convidadas quatro alunas finalistas do 12º C do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância da EBSA, que apresentaram atividades da sua Prova de Aptidão Profissional. Foram elas: a aluna Ana Gomes, que explicou a atividade “Hora da História” às crianças, a aluna Carolina Batista, que apresentou a atividade “Mexe-te com alegria” relacionada com a música e a aprendizagem do corpo humano, a aluna Djiba Baldé, que expôs a sua atividade sobre a alimentação- o que é saudável e o que as crianças devem evitar e a aluna Patrícia Buta que se debruçou sobre atividades de autonomia dos mais pequeninos.
Esta palestra realizou-se no dia 30 de abril pelas 16:20 no auditório da EBSA e foi destinada aos discentes do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância do 10ºH e do 12º C da EBSA.
Foi também feito o convite aos educadores e professores do Agrupamento de Escolas de Albufeira e que foram bem-vindos a este evento.
A professora Ana Catarina Bravo agradece a todos os que contribuíram para enriquecer as aprendizagens dos alunos e para a tomada de consciência do papel fundamental do Técnico de Apoio à Infância.