O que é o Ponto de Encontro?
O Ponto de Encontro é o local de cada escola, para onde se dirigem todas as pessoas numa situação de emergência. No nosso Agrupamento é sempre o campo de jogos (espaço desportivo não coberto).
Como se deve ir para o Ponto de Encontro?
O trajeto deve ser efetuado o mais rapidamente possível, de forma ordenada, mas sem correr ou entrar em pânico.
No Ponto de Encontro cada um vai para onde quer?
Não, o grupo deve manter-se unido, tal como ali chegou, formando uma coluna, junto ao número atribuído à turma.
Quando ocorre um sismo, o sinal de alarme toca antes ?
Não, porque não é ainda possível prever antecipadamente um sismo.
Ocorreu um sismo, estou dentro da escola mas fora da sala,.Como devo proceder ?
As pessoas devem procurar abrigar-se junto a uma parede, longe de vidros, com as mãos apertadas à volta da cabeça, como medida de proteção e contar até sessenta (segundos). Não é necessário esperar pelo sinal de alarme. Depois devem proceder à evacuação de emergência.
Estou a preparar-me para sair da sala após ocorrer um sismo mas, entretanto, ocorrem réplicas. Saio da sala ?
Não. Deve-se procurar novamente abrigo debaixo das mesas e contar novamente até sessenta. Só quando a situação for de acalmia é que se deve sair.
O que faço se não conseguir sair da sala pela porta ?
Caso não consiga sair (existência de chamas, portas sobreaquecidas ou porta obstruída) deve assinalar a sua presença, chamando a atenção das equipas de emergência.
O que posso fazer por minha iniciativa ?
Cada pessoa deve procurar conhecer as várias saídas do bloco onde se encontra, assim como o percurso de evacuação a realizar em caso de evacuação urgente.
Quando é que posso sair do Ponto de Encontro ?
Ninguém deve abandonar este local nem separar-se do grupo com o qual chegou, até receber instruções em contrário do Responsável de Segurança.
Numa evacuação cada um trata de si?
Não, as pessoas devem manter-se solidárias com o seu grupo, ajudando todos os que necessitem a chegar ao Ponto de Encontro.
Numa situação de evacuação de emergência posso utilizar o elevador ?
Não.
O que se faz quando ocorre um sismo ?
As pessoas devem colocar-se debaixo das mesas, com as mãos apertadas à volta da cabeça, como medida de proteção e contar até sessenta (segundos). Não é necessário esperar pelo sinal de alarme. Depois devem proceder à evacuação de emergência.
Porque não posso sair da sala, mal sinta um sismo ?
Depois do 1º abalo acontecem outros de menor intensidade (réplicas), pelo que só se pode abandonar a sala ou o local quando se ouvir o sinal de alarme, ou se forem dadas instruções nesse sentido por professores e/ou assistentes operacionais. É por isso que se deve contar até sessenta. Isto permite verificar se ocorrem réplicas ou não.
Numa situação de incêndio o que se deve fazer ?
Deve-se evacuar o mais rápido possível, protegendo o rosto, com a própria roupa ou um lenço e inclinar a cabeça para baixo, evitando a inalação de fumos.
Está a ocorrer uma situação com ventos muito fortes. Faço a evacuação de emergência como habitualmente ?
Não. O local mais seguro é dentro do edifício. Mas, nesta situação, deve-se ficar longe de janelas e locais com vidros. Caso seja possível, deve-se evacuar para um local no interior do edifício, como um corredor e fechar a porta da sala.
Verifiquei a existência de uma situação perigosa na escola. O que devo fazer ?
Devo informar um professor, um assistente operacional ou preferencialmente a Direção da escola, de qualquer situação anómala que possa colocar em risco a segurança de todos, de modo a prevenir os acidentes.