Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital
Para fazer face à transformação digital em curso (Programa de Digitalização para as Escolas), as escolas estão a estabelecer como prioridade a integração das tecnologias digitais nas suas rotinas, tanto em contexto pedagógico como organizacional e tecnológico. Para tal, no ano letivo anterior, todas as escolas associadas ao CFVM foram desafiadas a elaborar o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADDE), envolvendo vários intervenientes, definindo as suas áreas prioritárias e a sua estratégia global de desenvolvimento, suportada pelo digital.
O PADDE pretende ser um instrumento estratégico, orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, de apoio às escolas na reflexão e definição de estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização.
No sentido de auscultar os dirigentes escolares, docentes e alunos, proporcionou-se as condições para a participação num diagnóstico, a partir do referencial anteriormente mencionado, concretamente na SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies), que agrega as áreas do DigCompOrg nas seguintes dimensões: dimensão organizativa, dimensão pedagógica e dimensão tecnológica e digital.
PADDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALBUFEIRA
2021-2023
Equipa PADDE:
2021/23: Diretor do Agrupamento Profº Domingos Mendes; Adjunto da Direção Profº Marco Hipólito; Docente do grupo 550 Profª Rita Guimarães.
2024/25: Diretora do Agrupamento Profª Ilena Gonçaves; Adjunta da Direção Profª Denie Estrócio; Docente do grupo 550 Profª Rita Guimarães.
Para a elaboração do PADDE baseamo-nos em dois inquéritos:
- Check-in – O questionário que posicionou os docentes num nível de capacitação digital (nível 1, nível 2, nível 3);
- SELFIE – O questionário que foi realizado aos alunos (a partir do 5º ano até ao 12º ano, incluindo CEF e Cursos Profissionais), professores e dirigentes escolares (docentes com cargos de direção/supervisão) acerca de diversos aspetos digitais do nosso Agrupamento.